Solapas principales

Body: 

O Fórum de Comunicação para a Integração de Nossa América, que reúne diversas organizações sociais e meios de comunicação alternativos da América Latina e do Caribe, incluindo o Centro de Estudos da Mídia Alternativa Barão de Itararé, publicou nota sobre a situação da Venezuela. No documento, as entidades que compõem o órgão rechaçam com veemência o claro plano de golpe de Estado colocado em marcha pelos Estados Unidos e seus governos satélites na região a partir da auto-proclamação do deputado Juan Guaidó como suposto presidente interino. Leia na íntegra a seguir ou a versão original, em espanhol no link: https://www.integracion-lac.info/en/node/42368

Pronunciamento do Fórum de Comunicação para a Integração de Nossa América (FCINA)

Em defesa da paz e da soberania da América Latina e do Caribe, repudiamos o intento golpista dos Estados Unidos e governos cúmplices contra a Venezuela.

As redes de comunicação e organizações sociais reunidas no FCINA expressam o mais absoluto rechaço à indignante escalada golpista contra o legítimo governo do presidente Nicolás Maduro na República Bolivariana de Venezuela.

Condenamos a atitude antidemocrática do governo dos Estados Unidos e de seus vassalos na região. Denunciamos a absurda, porém perigosa, paródia de tentativa de promover um presidente opositor fantasma, vulnerabilizando a soberania da Venezuela e colocando em risco a paz de toda a região.

Uma vez mais, como tem sido prática recorrente ao longo da história, os Estados Unidos promovem um golpe de Estado, contando para tanto com o aparato diplomático da Organização dos Estados Americanos (OEA), um mero tentáculo de sua política exterior.

Uma vez mais, os meios de comunicação monopólicos do cartel privado assumem o papel de porta-vozes dos setores de poder e das direitas, para tentar a convencer a população de que está ocorrendo, de fato, uma mudança no governo da Venezuela. Uma vez mais a mentira vem em forma de manchetes falsas, na tentativa de pavimentar o caminho ao gope de Estado.

O objetivo dos falsos democratas é desintegrar nossas relações solidárias, nosso sentido de soberania e justiça social, apropriarem-se de nossa riqueza comum e submeter-nos à sua injustificada sede de poder. Para isso, semeiam o ódio, a divisão e a violência.

Como articulação de comunicadores populares e democráticos, de meios comunitários e indígenas, de organizações sociais e camponesas da América Latina, fazems um chamado enérgico ao povo para que não validem esta manobra golpista.

A única via para um futuro melhor é o caminho da paz, da soberania, da autodeterminação e da integração de nossos povos.

********************************************************************************************************************************************************

O FCINA é uma iniciativa de redes e meios de comunicação e movimentos sociais comprometidos com a integração dos povos da América Latina e do Caribe.

Mais informação: http://integracion-lac.info

E-mail: foro@integracion-lac.info

Curta a página: https://www.facebook.com/comunicacion.para.la.integracion/

Apoye esta iniciativa!
Categoría: