Renata Mielli estreia o quadro 'Barão na Matrix' nesta segunda (7)
Barao de Itararé
Jueves, Junio 10, 2021

Nesta segunda-feira, 07 de junho, vai ao ar o Barão na Matrix, quadro que se soma à programação docanal do Centro de Estudos da Mídia Alternativa Barão de Itararé no YouTube. O programa é conduzido pela jornalista e coordenadora da entidade, Renata Mielli, e abordará semanalmente temas sobre Comunicação, Internet, Tecnologia e Democracia.

“A ideia é trazer assuntos sobre políticas públicas, direitos, liberdade de expressão. Vivemos num momento de profundas transformações, que impões enormes desafios para a liberdade de expressão e para a construção de um ambiente democrático para o debate público. Esses temas precisam ser discutidos por todos. Esse é o objetivo do novo programa”, afirma Renata.

Toda semana um tema novo, com um convidado para comentar. O primeiro episódio traz a discussão da proposta de decreto que Jair Bolsonaro pretende editar para regulamentar o Marco Civil da Internet. O convidado do programa inaugural é o diretor do Instituto de Tecnologia e Sociedade (ITS), Carlos Affonso Souza.

Alerta de spoiler!

O episódio vai mostrar que o Bolsonaro quer alterar o regime de responsabilidade sobre conteúdos postados por terceiros em páginas da internet, e proibir moderação sem ordem judicial. O que o Bolsonaro pretende, com isso, é impedir que as plataformas e outros sites possam excluir conteúdos de usuários que defendam, por exemplo, o uso da cloroquina para tratamento da Covid-19.

Como ilustra Carlos Affonso, o decreto do Bolsonaro pode criar o mundo do contrário da internet!

Assista:

https://youtu.be/zm6MvLB0kJ0