BOLETIM FCINA, NOVEMBRO 2018
Comunicação
Em defesa da Constituição, da comunicação pública e da EBC
Gesio Passos
Após 30 anos de promulgação da Constituição, o capítulo dedicado à comunicação social continua longe de uma efetivação que reflita a batalha do campo progressista durante a Constituinte.
Leia mais
O jornalismo precisa se reinventar para enfrentar Bolsonaro
Carlos Wagner
Com a eleição de Jair Bolsonaro (PSL – RJ) para presidente da República o destino das empresas de jornalismo como conhecemos é incerto. Ele se elegeu prometendo acrescentar novas dificuldades a um setor que já sofre o êxodo de leitores e anunciantes.
Leia mais
Bolsonaro e a cobertura boçal da mídia
Kiko Nogueira
Jair Bolsonaro se beneficiará, por um tempo, da cobertura boçal e acrítica de seu cotidiano pela velha imprensa. O UOL registra que o “presidente eleito foi a uma agência bancária pela terceira vez nos últimos quatro dias”.
Leia mais
Política e Conjuntura Regional
O que especialistas internacionais pensam de Bolsonaro e seu impacto na geopolítica
Felipe Bianchi
Fake news viram arma da estratégia do "lawfare", cada vez mais utilizada pela direita para retomar o poder na América Latina; cenário pós-eleitoral é de ruptura nas relações de cooperação com os vizinhos e a volta da subserviência às grandes potências, a despeito do verniz nacionalista do novo presidente.
Leia mais
A destruição do Mais Médicos
Dilma Rousseff
O fim do Convênio entre o governo de Cuba e a Organização Panamericana de Saúde (OPAS), sob o qual era garantida a participação dos médicos cubanos no “Programa Mais Médicos”, deve-se a declarações intempestivas do presidente eleito Jair Bolsonaro, que ignora a dimensão diplomática que cerca a relação entre países.
Leia mais
Blindados dos EUA intimidam comissão anticorrupção na Guatemala
Sandra Cuffe
NO DIA 31 de agosto de 2018, jipes blindados alinharam-se ameaçadoramente ao longo de uma rua da Cidade de Guatemala. No meio da manhã, começaram a circular imagens dos veículos diante do escritório de uma comissão anticorrupção patrocinada pela ONU que havia ajudado a derrubar políticos corruptos.
Leia mais
Amadorismo e delírios conspiratórios marcam primeiros passos da política externa de Bolsonaro
Joao Filho
QUANDO TRUMP LIGOU para parabenizar Bolsonaro pela eleição, não havia nenhum integrante da campanha preparado para traduzir a conversa. O filho de um empresário amigo do presidente eleito foi escalado para a missão.
Leia mais
Em chegada a Cuba médicos dizem que Bolsonaro não se importa com a saúde do Brasil
Revista Forum
Após o anúncio do Ministério da Saúde Pública de Cuba sobre o fim da parceria com o Brasil no programa Mais Médicos, em consequência de declarações “ameaçadoras” e modificações “inaceitáveis” vindas do presidente eleito Jair Bolsonaro, alguns profissionais já retornaram a Cuba.
Leia mais
O que ainda pode ser dito sobre os “médicos cubanos”?
Sergio Rego
A corporação médica brasileira sempre foi resistente à possibilidade de que médicos formados fora do país pudessem exercer livremente a profissão em nosso país.
Leia mais
O avanço do fascismo na Argentina e a última cartada de Maurício Macri
Debora Maibares
A catástrofe econômica e social que gerou este presidente é tão grande, que já não lhe alcança com pagar para jornalistas para que falem bem do seu governo.
Leia mais
Fórum de Comunicação para Integração do NuestrAmerica
www.facebook.com/comunicacion.para.la.integracion/
@IntegracionLAC