Boletim do Fórum de Comunicação para a Integração de Nossa América SETEMBRO 2018
FCINA
Martes, Septiembre 18, 2018
Foto: Archivo

Boletim do Fórum de Comunicação para a Integração de Nossa América
SETEMBRO 2018

Comunicação

Globo pratica censura privada ao ignorar campanha de Lula

Renata Mielli

A emissora dos Marinho tomou a decisão editorial — anunciada com poupa, circunstância e muito orgulho ao vivo por Willian Bonner — de não cobrir a agenda de campanha da candidatura que está em 1º lugar em todas as pesquisas de intenções de voto.
Ler mais

Políticos donos da mídia? Senador perde concessão de rádio no Pará
Barão de Itararé

Boa notícia para o movimento de luta pela democratização da comunicação. No Pará, a Rádio Clube do Pará, ligada à família do senador Jader  Barbalho (MDB-PA) perdeu a sua concessão de radiodifusão. Conforme prevê o artigo 54 da Constituição Federal, político não pode ser dono da mídia. Apesar do que reza a carta magna, a realidade é de inúmeros casos nos quais parlamentares que gozam de concessões públicos e, assim, detém meios de comunicação. 
Ler mais

Sociedade civil reage às ameaças de presidenciáveis à EBC
Frente em Defesa da EBC e da Comunicação Pública

A Frente em Defesa da EBC e da Comunicação Pública, organização que reúne dezenas de entidades da sociedade civil brasileira, lançou nota de repúdio aos recentes ataques feitos por candidatos à presidência da República à EBC. 
Ler mais

Política e eleições no Brasil

Carta de Lula ao povo brasileiro
Luis Inacio Lula da Silva

Vocês já devem saber que os tribunais proibiram minha candidatura a presidente da República. Na verdade, proibiram o povo brasileiro de votar livremente para mudar a triste realidade do país.
Ler mais

Caso Bolsonaro: vamos conversar sobre fascismo e ódio
Renata Mielli

Todos, independentemente da opinião que têm sobre este ou aquele político ou partido, precisam parar, respirar fundo e recompor suas posturas e comportamentos, sem precisar abrir mão de suas opiniões, antes que seja tarde demais para o convívio entre diferentes. Ter uma visão crítica sobre os acontecimentos — mesmo sobre aqueles que vão ao encontro das suas opiniões – é fundamental neste momento.
Ler mais

Decisão da ONU sobre Lula: Mídia brasileira tentou transformar fato em fake
Conceição Lemes

Paulo Sérgio Pinheiro é diplomata aposentado, foi ministro de Direitos Humanos no governo Fernando Henrique Cardoso e atua no âmbito da Organização das Nações Unidas (ONU).
Ler mais

Eleição democrática só com liberdade de expressão
Fórum Nacional pela Democratização da Comunicação

O Fórum Nacional pela Democratização da Comunicação (FNDC) lança a campanha “Eleição democrática só com liberdade de expressão!”. O objetivo é reafirmar esse direito humano fundamental, inscrito na nossa Constituição, mas que tem sido alvo de sistemáticas violações e ataques em nosso país.
Ler mais

Eleições: FNDC lança propostas para democratizar as comunicações
Fórum Nacional pela Democratização da Comunicação

Carta-compromisso com sugestões de políticas públicas para o setor será apresentada a candidatos e candidatas no pleito deste ano
Ler mais

Dilma Rousseff, Guilheme Boulos e mais: confira a Plataforma Eleitoral do Barão de Itararé pelo fortalecimento da mídia alternativa e veja quem já assinou

Com a missão de elencar ideias e propostas de políticas públicas por uma comunicação mais democrática e plural, o Centro de Estudos da Mídia Alternativa Barão de Itararé produziu uma plataforma eleitoral para o pleito de 2018.
Ler mais

Política e Conjuntura Regional

Personalidades e entidades brasileiras se engajam em campanha contra o bloqueio a Cuba
Resistencia.cc

Personalidades e entidades  brasileiras pronunciaram-se nos últimos dias contra o criminoso bloqueio estadunidense a Cuba. Como ocorre habitualmente, nas próximas semanas a Assembleia Geral da Organização das Nações Unidas (ONU) votará resolução sobre este tema. 
Ler mais

45 anos do golpe contra Allende: Justiça liberta torturadores e assassinos da ditadura
Diálogos do Sul

Nesta terça-feira, 11 de setembro, completam-se 45 anos do sangrento golpe de estado no Chile, perpetrado por Augusto Pinochet, que derrubou o presidente constitucional Salvador Allende e deixou sequelas de crimes, desaparecimentos e torturas.
Ler mais

Mídia brasileira esconde regressões na Argentina
Altamiro Borges

A mídia brasileira, com seus dogmas neoliberais e seu complexo de vira-lata, comemorou a vitória de Mauricio Macri na vizinha Argentina. "Fim do kirchnerismo", soltou rojões. Mas ela poderá morder a língua mais cedo do que tarde.
Ler mais

Comunidade internacional rechaça declarações de Almagro sobre golpe militar na Venezuela
Opera Mundi

Membros da comunidade internacional, em especial da América Latina, rechaçaram durante todo este final de semana as declarações do o secretário-geral da Organização dos Estados Americanos (OEA), Luis Almagro, que afirmou "não descartar" uma ação militar para tirar o presidente Nicolás Maduro do poder.
Ler mais

Desastre golpista
Mino Carta

O golpe de 2016 fracassou miseravelmente e a casa-grande se vê obrigada a considerar com toda a seriedade a opção Bolsonaro. O capitão não é Benito Mussolini, nem sequer um imitador. O ditador italiano era nacionalista e sonhava transformar seu país em grande potência, no mesmo nível de Grã-Bretanha, França e Alemanha.
Ler mais

Fórum de Comunicação para a Integração de Nossa América
www.integracion-lac.info/es
www.facebook.com/comunicacion.para.la.integracion/
@IntegracionLAC