#FSM2018: DESCOLONIZAÇÃO DA INTERNET É TEMA DO II ENCONTRO INTERNACIONAL CIBERFEMINISTA
Martes, Febrero 27, 2018
Foto: Barao de Itararé

No dia 15 de março, às 14h, integrando a programação do Fórum Social Mundial 2018, acontece, em Salvador, o II Encontro Internacional Ciberfeminista: descolonizando a internet. O encontro tem como objetivo reunir lideranças feministas e  grupos de mulheres que utilizam a internet para a socialização de experiências e proposição de espaço seguros, de autodefesa e de usos críticos dessa ferramenta de comunicação. A edição de 2018 do Fórum será realizada de 13 a 17 de março, com a expectativa de receber 50 mil participantes, entre representantes de movimentos sociais e organizações do mundo inteiro.

Integram a organização do II Encontro Ciberfeminista Internacional a Associação Cultural e Artística de Santiago do Iguape, Cachoeira/BA; Blogueiras Negras; PretaLab; InternetLab; Meninas Digitais-Regional Bahia; Escola de App; Intervozes; Barão de Itararé; Grupo de Pesquisa em Políticas e Economia da Comunicação e da Informação (PEIC/ECO/UFRJ); Centro de Comunicação, Democracia e Cidadania (CCDC/FACOM/UFBA); e do Grupo de Pesquisa em Gênero, Tecnologias Digitais e Cultura (GIG@/FACOM/UFBA). Durante o evento, o Intervozes apresenta a campanha Conecte Seus Direitos, iniciativa que busca conectar organizações que trabalham com a defesa dos direitos humanos com as comprometidas com a promoção de uma internet livre.

Ativismo seguro

Na programação do Encontro, está prevista uma Roda de Conversa na qual as participantes vão se apresentar, falar sobre os seus projetos e ações e apontar prioridades para uma internet feminista. Haverá a apresentação da proposta da Rede Ciberfeministas BR na plataforma Noosfero, além do debate sobre a criação da Rede, distribuição de funções de manutenção e arranjos gerais para o seu funcionamento online.

A Rede Ciberfeministas BR parte da compreensão da apropriação da internet como um direito humano e dos ciberfeminismos contemporâneos como o cruzamento de diversas estratégias de comunicação digital amplamente utilizadas pelos movimentos de mulheres. Por isso, pretendemos discutir, capacitar e debater formas de defesa do ativismo feminista (cis e trans) na internet, focando na privacidade e na segurança digital do ponto de vista feminista
decolonial.

História

O I Encontro Internacional Ciberfeminista aconteceu em setembro de 1997, no marco da Documenta X, uma das mostras mais importantes de arte contemporânea do mundo, realizada a cada cinco anos em Kassel, na Alemanha. Naquela edição, compareceram VNS Matrix, subRosa, além de outros grupos dos EUA, União Europeia, Austrália e Rússia. Na ocasião, a Old Boys Network (OBN) foi a anfitriã. Esse grupo, liderado por Cornelia Sollfrank, surgiu de INNEN, um coletivo de quatro mulheres artistas que trabalharam formatos eletrônicos e perspectiva de gênero, fundado em Hamburgo, na Alemanha, em 1992.

SERVIÇO
O que: “II Encontro Internacional Ciberfeminista: decolonizando a internet”
Quando: 15 de março de 2018, às 14 horas
Onde: No 13o Fórum Social Mundial, em Salvador (BA)
Inscrições para o FSM: https://wsf2018.org/
Inscrições para a atividade: https://wsf2018.org/es/membros/larissantiago/groups/