Inscripciones abiertas para el 3er Encuentro Nacional por el Derecho a la Comunicación en Brasil
Barao de Itaré
Jueves, Mayo 4, 2017

O 3º Encontro Nacional pelo Direito à Comunicação (3ENDC) será realizado de 26 a 28 de maio, em Brasília. Organizado pelo Fórum Nacional pela Democratização da Comunicação (FNDC), em parceria com a Universidade de Brasília (UnB), o encontro reunirá ativistas, professores, estudantes, jornalistas e comunicadores no Campus Darcy Ribeiro. As inscrições podem ser feitas exclusivamente pela internet, no site www.doity.com.br/3endc, com valor de R$ 65,00 (cartão de crédito, boleto bancário ou débito bancário).

Qualquer pessoa interessada no debate sobre direito à comunicação e liberdade de expressão pode participar do evento. A taxa de inscrição não inclui hospedagem, mas a comissão organizadora está fechando convênios para descontos em hotéis e alojamentos. Estão previstos traslados de alguns locais do centro de Brasília para a Secretaria Executiva do FNDC, que fica na área central da cidade, próxima aos setores hoteleiros Norte e Sul. A taxa também inclui alimentação (almoço e coffe-break) nos dias 27 e 28. No dia 26, será servido um coffee-break durante o Ato Político pela Liberdade de Expressão, que será o momento de abertura oficial do evento, à noite.

Renata Mielli, coordenadora-geral do FNDC, explica que o 3º ENDC será um espaço de articulação e organização dos diversos atores que militam pela democratização das comunicações no país. "Desde a consolidação do golpe que depôs a presidenta Dilma Rousseff, os ataques à liberdade de expressão têm se intensificado no país. Protestos e manifestações em defesa dos direitos sociais têm sido duramente reprimidos e a censura privada e judicial vem avançando. Nessa conjuntura, a realização do 3º ENDC se faz extremamente relevante", avalia Renata.

A programação do encontro ainda não está definida, mas estão previstas conferências e atividades sobre temas como violações à liberdade de expressão, construção de um marco regulatório democrático para a mídia brasileira, defesa da comunicação pública, políticas de internet (liberdade de expressão e direito à privacidade), políticas de inclusão digital, entre outros. O debate será feito com a participação de convidados que são referências nacionais e internacionais dessas agendas.

20ª Plenária Nacional do FNDC

Como parte da programação do 3º ENDC, o FNDC também realizará sua 20ª Plenária Nacional, no dia 28 de maio. Entidades Nacionais filiadas e Comitês Regionais do FNDC poderão indicar delegados e delegadas, de acordo com as regras gerais aprovadas pelo Conselho Deliberativo do Fórum.